top of page
  • Foto do escritorblog mineiro

"Precisamos combater essa cultura do esquecimento"; veja entrevista com o DCM na íntegra

Participei de um bate-papo com o ex-deputado federal José Genoíno e jornalista Kiko Nogueira, diretor do Diário do Centro do Mundo, sobre o cenário político nacional e internacional, os desafios do governo Lula e os 43 anos do PT.



Entre outros assuntos da nossa conversa no sábado passado (11), falei sobre o primeiro projeto de lei que apresentei na Câmara dos Deputados, para que o 8 de janeiro seja reconhecido como o Dia Nacional em Defesa da Democracia e de Combate e Enfrentamento ao Fascismo e ao Terrorismo.


Precisamos combater essa cultura do esquecimento que faz parte da história do Brasil. O nosso país é marcado por golpes e tentativas de golpes, que se repetem porque esse processo de apagamento histórico foi sendo naturalizado. Por isso defendo que temos de recontar a história, mas sob a perspectiva democrática, para que esse fantasma golpista não volte a nos assombrar.


Falei, ainda, sobre a necessidade de enfrentarmos o debate sobre a reforma tributária, a taxa de juros e a falácia da independência do Banco Central. Outro tema que considero fundamental é que, além de melhorar a vida do povo, como fizemos nas outras vezes que governamos o país, precisamos também enfrentar o que chamo de nossa miséria cultural, que é essa concepção atrasada, preconceituosa e radicalizada de sociedade representada pelo bolsonarismo.


Confira no YouTube a íntegra do bate-papo no canal do DCM.

Comentários


bottom of page