top of page

Mineiro critica projeto de bolsonarista: “legaliza o golpe de Estado”

  • Foto do escritor: Blog do Mineiro
    Blog do Mineiro
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) criticou o projeto de lei do deputado federal Sargento Gonçalves (PL) para extinguir dois crimes do Código Penal: o de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de tentativa de depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído. Para Mineiro, o projeto “legaliza o golpe de Estado” e é feito “para salvar a pele de Bolsonaro”.


“Eu acho que a Câmara nem vai receber esse projeto e vai arquivar, porque olha o absurdo, um projeto de lei que, inclusive, pode fechar o próprio Congresso Nacional, um projeto de lei que legaliza o golpe de Estado. E é por isso mesmo que é mais do que necessário que a população se rebele contra esses que querem cometer crimes contra a democracia. Sem anistia para golpistas”, disse Mineiro, em vídeo publicado nas redes sociais.


Na legenda da publicação, ele afirmou que o intuito é que ataques à democracia deixem de ser considerados crimes. 


“Tudo para salvar a pele de Bolsonaro, livrar os investigados pela trama golpista e pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 e, claro, abrir caminho para futuros golpistas. É a tentativa de instituir a licença para dar golpe. De tão absurda, essa proposta precisa ser arquivada pela Mesa Diretora da Câmara”, apontou.


A proposta surge em meio às ações contra bolsonaristas implicados na trama golpista de 2022, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele se tornou réu no STF em março, junto a mais sete ex-integrantes do seu governo, por tentativa de golpe de Estado. Segundo a denúncia, esses oito acusados integram o Núcleo 1, ou “Núcleo Crucial”, de uma organização criminosa que buscava impedir o regular funcionamento dos Poderes da República e depor o governo legitimamente eleito.


De acordo com Gonçalves, no projeto, a revogação dos dois artigos do Código Penal não compromete a proteção da ordem democrática, “mas evita que o Direito Penal seja instrumentalizado para perseguições políticas, garantindo maior alinhamento do ordenamento jurídico brasileiro com os princípios constitucionais, tratados internacionais de direitos humanos e as melhores práticas das democracias consolidadas.”


Com informações do Saiba Mais.

Mineiro - Giovanni 2022 _42A0481_1.png

Sobre mim

Fernando Mineiro foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte (RN) em 2022, com 83.481 votos. Em sua trajetória política, cumpriu quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal e outros quatro como deputado estadual na Assembleia Legislativa do RN.

 

Leia mais

 

Faça parte da nossa
comunidade do WhatsApp

© Desenvolvido em 2025

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • TikTok
  • Flickr
bottom of page