top of page
  • Foto do escritorblog mineiro

É hora de construir os comitês populares de luta

Fernando Mineiro


Na celebração dos seus 42 anos, o Partido dos Trabalhadores definiu como prioridade a criação dos "comitês populares de luta", como forma potencializar a defesa e o aprofundamento da democracia no país. Os “comitês populares de luta”, terão o objetivo de organizar a mobilização das pessoas dispostas a contribuir para transformar a vida do povo brasileiro.



Serão espaços de reunião e acolhimento e poderão ser organizados por rua, comunidade, bairro, cidade, local de estudo, local de trabalho, luta setorial, pré-candidaturas, mandatos e de todas as formas que ajudem a reunir pessoas.


É somente com a força dos movimentos sociais e populares, dos sindicatos, dos militantes ela igualdade e pelos direitos das mulheres, das negras e negros, das pessoas LGBTQIA+, das pessoas com deficiência, estudantes e professores, de todas as religiões, que vamos transformar a barbárie em que o Brasil se afundou.


Os comitês devem ser criados da forma mais ampla possível, envolvendo pessoas que não sejam filiadas ao PT. A força desse instrumento estará em sua pluralidade. Por isso, é fundamental que de sua formação participem pessoas as mais diversas, vinculadas à diferentes organizações políticas, sociais e culturais, unidas pelo objetivo de derrotar o bolsonarismo no Brasil e avançar na conquista e consolidação da democracia.

Uma cartilha está disponível no site do partido com todas as orientações necessárias à formação e ao funcionamento dos comitês (LEIA AQUI). A cartilha orienta como construir um Comitê Popular, onde pedir orientação sobre sua organização e, ainda, como ter acesso à informações.


O documento também sugere um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas pelos comitês para promover a interação com as comunidades. No dia 13 de março, começam as inscrições para a Jornada de Formação Nova Primavera 2022, com o objetivo de qualificar e ajudar as pessoas na organização dos Comitês Populares de Lutas.

190 visualizações0 comentário
bottom of page