top of page

“Vitória da democracia", afirma Mineiro sobre decisão do STF contra Bolsonaro e aliados

  • Foto do escritor: Blog do Mineiro
    Blog do Mineiro
  • 25 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de abr.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira (26), transformar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados em réus por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados aos ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) destaca a importância dessa decisão: “é uma vitória histórica para o Estado Democrático de Direito, sendo o primeiro julgamento de crimes contra a democracia pela justiça brasileira. Não pode haver impunidade, para que esses crimes não se repitam. Hoje a justiça começou a ser feita”.


Foto: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação

Os oito acusados na denúncia que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou e foi acatada pelo STF serão julgados pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, grave ameaça contra o patrimônio público, deterioração de patrimônio tombado, associação criminosa e incitação ao terrorismo.


Mineiro também defende celeridade no processo “para que o país possa virar de vez a página desse triste momento da nossa história” e acrescenta: “eles terão oportunidade de fazer suas defesas, o que o presidente Lula não teve. Que seja um julgamento justo e rápido”.


O deputado reforça o compromisso de sua atuação parlamentar no fortalecimento das instituições democráticas. Suas primeiras proposições legislativas neste mandato, em 2023, tratam do "Dia Nacional de Defesa da Democracia e do Enfrentamento ao Fascismo e Terrorismo", a ser celebrado em 8 de janeiro, e da criação do "Memorial 8 de Janeiro" nas dependências da Câmara dos Deputados.


"O Brasil precisa de uma cultura democrática sólida. O Dia de Defesa da Democracia tem como objetivo educar, conscientizar e criar um legado para que jamais permitamos que a democracia seja ameaçada novamente", disse o deputado.


Já o “Memorial 8 de Janeiro” será um espaço dedicado à defesa da democracia e à memória dos ataques sofridos pelo país. "Esse memorial servirá para que nunca nos esqueçamos da gravidade dos ataques de 8 de janeiro e para que possamos renovar nosso compromisso com a democracia", afirmou o parlamentar.

Mineiro - Giovanni 2022 _42A0481_1.png

Sobre mim

Fernando Mineiro foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte (RN) em 2022, com 83.481 votos. Em sua trajetória política, cumpriu quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal e outros quatro como deputado estadual na Assembleia Legislativa do RN.

 

Leia mais

 

Faça parte da nossa
comunidade do WhatsApp

© Desenvolvido em 2025

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • TikTok
  • Flickr
bottom of page