Por Fernando Mineiro
Foi publicada nessa segunda-feira (07), a primeira pesquisa de intenção de votos desse ano, com registro no TRE, como determina a norma. De acordo com essa pesquisa Seta/BG, se as eleições fosssem hoje, Fátima levaria a parada já no primeiro turno.
No cenário 1, os votos da oposição somam 31% ( Álvaro 14,4;%; Styvenson 10%; Clorisa 1,8%; Breno 2,0%; Haroldo 2,8%), enquanto Fátima chega a 37,1%. Já no cenario 2, com apenas dois possíveis candidatos de oposição, Fatima teria 38,1% e os outros dois candidatos, somados, chegariam a 23,4% (Ezequiel 10,1% e Stevenson 13,3%).
No primeiro cenário, o nome da oposição que melhor pontua é o do prefeito de Natal, Álvaro Dias, (com 14,4%).
Ora, até o Morro está mais careca de saber que Álvaro Dias não será candidato a governador.
Já no segundo cenário consta o nome de Ezequiel, com 10,1%. Até hoje o presidente da Assembleia Legislativa não se pronunciou sobre uma possível candidatura a governador. Em minha avaliação, ele não será candidato. Mas posso estar enganado.
Sabemos que o cenário da disputa eleitoral não está totalmente definido, pelo simples fato de que, até agora, a oposição ainda não encontrou um preposto para ser o candidato do bolsonarismo local.
Os prestigiados e falantes ministros bolsonaristas não se mostram dispostos a levantar a bandeira do chefe aqui no estado. A expectativa é que amanhã, quando Bolsonaro vem visitar a obra iniciada por Lula e deixada 90% concluida por Dilma - a Transposição do São Francisco - ele deixe de farofa e anuncie, de algum cercadinho, quem será o candidato a governador que chamará de seu nas próximas eleições.
Mas se os números da primeira pesquisa divulgada nesse ano são animadores, não podemos ficar de braços cruzados e de salto alto. Precisamos ter consciência de que esses números sofrerão mudanças quando a disputa eleitoral de fato se instalar e ganhar as ruas. Os percentuais de "não-voto" (não sabe, ninguém, nulo) estão aí a nos dizer que, até agora, esse é um assunto que interessa apenas a uns poucos e umas poucas de nós.
De minha parte, todas as energias estarão voltadas para que esses números mudem para melhor, para que, pelo bem do nosso estado, reelejamos Fátima e aumentemos nossas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Os números da pesquisa também trazem alento para o povo quando mostram as intenções de votos para presidente. Temos Lula com 51,4% dos votos e Bolsonaro com 23,8%; os demais candidatos somam 12,3%. Os números também apontam vitória de Lula no primeiro turno.
Se o RN sozinho elegesse o presidente poderíamos dizer que, amanhã, o estado receberá a visita do futuro ex-presidente da República.
Mas assim como as do São Francisco, muitas águas ainda vão rolar até o 2 de outubro próximo.
留言