top of page
  • Foto do escritorblog mineiro

#02: Médio Oeste

Atualizado: 29 de jul. de 2022


Quase 900km de estrada percorridos na semana passada. Em duas viagens que juntas somaram seis dias pelo interior do Rio Grande do Norte, visitei dez municípios na mesorregião Oeste Potiguar: Pendências, Carnaubais, Alto do Rodrigues, Assú, Mossoró, Baraúna, Areia Branca, Pau dos Ferros, São Miguel e José da Penha.


Em cada parada, o reencontro com antigos companheiros e companheiras e a satisfação de fazer novas amizades e de caminhar ao lado de um povo lutador cheio de disposição para nos ajudar a reconstruir o Brasil. Zefa, líder da ACREVI - Associação de Catadoras Reciclando para a Vida, que pude rever em Mossoró, é uma dessas lutadoras, e ela tem uma frase de que eu gosto muito: “O difícil não é reciclar lixo; é reciclar a mente das pessoas.”


Então bora reciclar as ideias com o professor Gilton Sampaio, que é daquelas novidades que nos dão fôlego na caminhada. Na plenária de nossas pré-candidaturas para deputado em Pau dos Ferros — eu federal e ele estadual —, batemos um bom papo sobre o cenário político e os muitos desafios que temos pela frente. Do mesmo jeito foi na sede do PT em Mossoró, na plenária de mobilização com Marleide, pré-candidata a deputada estadual.


Em Caraúbas, me reuni com lideranças partidárias e de movimentos sociais de dez cidades do Médio Oeste Potiguar: Janduís, Rafael Godeiro, Apodi, Umarizal, Patu, Portalegre, Severiano Melo, Campo Grande e Almino Afonso. Em Assú, também juntamos muitos companheiros de luta dali e de Ipanguaçu. Com essa gente, não tem desânimo.


HOSPITAL DA MULHER

Em Mossoró, preciso destacar ainda a visita que eu e a pré-candidata a deputada estadual Divaneide Basílio fizemos ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em fase de conclusão. Essa obra estava completamente perdida, já descartada, e o governo Fátima, comigo na coordenação de projetos, conseguiu viabilizar com recursos estaduais por meio de empréstimo junto ao Banco Mundial. O investimento é de R$134 milhões, para obras e compra de equipamentos. O hospital terá mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. Um grande legado na área da saúde que deixaremos para o estado.


Em São Miguel, tive a felicidade de conhecer e participar do tradicional café da manhã das agricultoras e agricultores do município. Um encontro na rua, ao redor de uma mesa cheia de comida, o básico que deveria ser assegurado a todo o povo brasileiro. De lá, ainda segui para José da Penha, na pontinha da tromba do elefante, para uma reunião com o prefeito Raimundo Fernandes e lideranças locais.


Chão, viu... E é só o começo dessa caminhada por um Brasil melhor, com Lula presidente e Fátima governadora outra vez.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page