• blog mineiro

#02: Médio Oeste

Atualizado: 29 de jul.


Quase 900km de estrada percorridos na semana passada. Em duas viagens que juntas somaram seis dias pelo interior do Rio Grande do Norte, visitei dez municípios na mesorregião Oeste Potiguar: Pendências, Carnaubais, Alto do Rodrigues, Assú, Mossoró, Baraúna, Areia Branca, Pau dos Ferros, São Miguel e José da Penha.


Em cada parada, o reencontro com antigos companheiros e companheiras e a satisfação de fazer novas amizades e de caminhar ao lado de um povo lutador cheio de disposição para nos ajudar a reconstruir o Brasil. Zefa, líder da ACREVI - Associação de Catadoras Reciclando para a Vida, que pude rever em Mossoró, é uma dessas lutadoras, e ela tem uma frase de que eu gosto muito: “O difícil não é reciclar lixo; é reciclar a mente das pessoas.”


Então bora reciclar as ideias com o professor Gilton Sampaio, que é daquelas novidades que nos dão fôlego na caminhada. Na plenária de nossas pré-candidaturas para deputado em Pau dos Ferros — eu federal e ele estadual —, batemos um bom papo sobre o cenário político e os muitos desafios que temos pela frente. Do mesmo jeito foi na sede do PT em Mossoró, na plenária de mobilização com Marleide, pré-candidata a deputada estadual.


Em Caraúbas, me reuni com lideranças partidárias e de movimentos sociais de dez cidades do Médio Oeste Potiguar: Janduís, Rafael Godeiro, Apodi, Umarizal, Patu, Portalegre, Severiano Melo, Campo Grande e Almino Afonso. Em Assú, também juntamos muitos companheiros de luta dali e de Ipanguaçu. Com essa gente, não tem desânimo.


HOSPITAL DA MULHER

Em Mossoró, preciso destacar ainda a visita que eu e a pré-candidata a deputada estadual Divaneide Basílio fizemos ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em fase de conclusão. Essa obra estava completamente perdida, já descartada, e o governo Fátima, comigo na coordenação de projetos, conseguiu viabilizar com recursos estaduais por meio de empréstimo junto ao Banco Mundial. O investimento é de R$134 milhões, para obras e compra de equipamentos. O hospital terá mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. Um grande legado na área da saúde que deixaremos para o estado.


Em São Miguel, tive a felicidade de conhecer e participar do tradicional café da manhã das agricultoras e agricultores do município. Um encontro na rua, ao redor de uma mesa cheia de comida, o básico que deveria ser assegurado a todo o povo brasileiro. De lá, ainda segui para José da Penha, na pontinha da tromba do elefante, para uma reunião com o prefeito Raimundo Fernandes e lideranças locais.


Chão, viu... E é só o começo dessa caminhada por um Brasil melhor, com Lula presidente e Fátima governadora outra vez.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo