top of page

Mineiro propõe tornar 8 de janeiro Dia Nacional em Defesa da Democracia

  • Foto do escritor: Blog do Mineiro
    Blog do Mineiro
  • 6 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de abr.

O deputado federal Fernando Mineiro (PT/RN) apresentou o Projeto de Lei 163/2023, que propõe tornar o 8 de janeiro em “Dia Nacional de Defesa da Democracia e do Enfrentamento e Combate ao Fascismo e Terrorismo”. A data remete aos acontecimentos golpistas do início deste ano, quando grupos de extrema direita invadiram, depredaram e destruíram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF).


Invasão das sedes dos 3 Poderes em Brasília, com pretensões golpistas e antidemocráticas, no dia 08 de janeiro. Foto: Lula Marques/ PT na Câmara
Invasão das sedes dos 3 Poderes em Brasília, com pretensões golpistas e antidemocráticas, no dia 08 de janeiro. Foto: Lula Marques/ PT na Câmara

O projeto, primeiro apresentado pelo parlamentar recém-empossado, também propõe que janeiro seja lembrado como o mês de sensibilização, informação, formação e conscientização sobre a ameaça fascista, que insiste em retornar e se estabelecer no Brasil e no mundo.


Na justificativa do projeto, Mineiro apontou o papel decisivo exercido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e de seu governo para o avanço do fascismo no Brasil. “As ações praticadas pelo governo de extrema direita atacaram as instituições, destruindo políticas públicas, programas e projetos que foram construídos com muito esforço ao longo de mais de trinta anos, desde a redemocratização do Brasil”, escreveu o parlamentar.


O deputado federal observou que, desde o início do período eleitoral, houve um crescimento do que classificou como “onda de desinformação”, com o objetivo de promover o “descrédito dos processos e das instituições eleitorais” para “colocar em dúvidas os tribunais, autoridades e a urna eletrônica”.


As investidas golpistas tiveram sequência com o não reconhecimento do resultado das eleições pelo ex-presidente, estimulando a radicalização dos seguidores da extrema direita, que aderiram a táticas violentas, como bloqueio de vias públicas, acampamentos em frente a quartéis pedindo “intervenção militar”, ameaças de atentados a bomba e tentativa de invasão da sede da Polícia Federal em Brasília.


“Essa radicalização evoluiu para a tentativa de golpe de estado com a organização de grupos de simpatizantes e apoiadores da extrema direita, para invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República no dia 8 de janeiro de 2023, o que foi amplamente divulgado pela mídia em geral, nacional e internacional”, registrou.

Para começar a tramitar, o projeto aguarda o despacho da Presidência da Câmara dos Deputados. Clique aqui para conhecer a proposição na íntegra.

Mineiro - Giovanni 2022 _42A0481_1.png

Sobre mim

Fernando Mineiro foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte (RN) em 2022, com 83.481 votos. Em sua trajetória política, cumpriu quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal e outros quatro como deputado estadual na Assembleia Legislativa do RN.

 

Leia mais

 

Faça parte da nossa
comunidade do WhatsApp

© Desenvolvido em 2025

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • TikTok
  • Flickr
bottom of page