top of page
  • Foto do escritorblog mineiro

Evento nacional em Natal debate o futuro da educação


Natal sedia, neste fim de semana, a 2ª Conferência Nacional Popular da Educação (CONAPE 2022). O evento começou sexta-feira, 15, com um ato político-cultural seguido de uma grande caminhada pela educação, do IFRN Campus Central até a Árvore de Mirassol, e vai até domingo, 15 de julho, no Centro de Convenções (Via Costeira).


O tema desta edição é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es".


"É de fundamental importância o evento e a defessa de todas essas pautas. Tenho dito que para reconstruirmos o Brasil vamos precisar reconstruir a educação", comentou o pré-candidato do PT a deputado federal Fernando Mineiro, que irá à conferência acompanhar as discussões. Ele quer ser a voz do estado do RN em Brasília na defesa da educação a partir de 2023.


A CONAPE 2022, organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), reunirá diversas entidades da sociedade civil organizada para discutir a construção, o monitoramento e a avaliação de políticas educacionais, sobretudo em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE).


Após enfrentar sucessivos desafios, desde cortes orçamentários nas instituições federais e falta de reajuste salarial de servidoras e servidores, até a pandemia, com a precarização do ensino e falta de planejamento na retomada de atividades presenciais de forma segura, estarão reunidos diversos setores e segmentos da educação nacional com o objetivo de defender o Estado Democrático de Direito, a Constituição Federal de 1988, do PNE e a garantia da educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.



26 visualizações0 comentário
bottom of page